- Área: 4798 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Marcílio Gazzinelli
Este projeto recebeu o Prêmio Obra Construída 2013 na XV Premiação do IAB-MG, em 2013.
Do arquiteto. O residencial Monet está localizado num terreno em ‘L’ no montanhoso bairro do Cruzeiro em Belo Horizonte e é um edifício de 13 pavimentos com 18 apartamentos de aproximadamente 80,00m2 cada, em andares de diferentes configurações que geram variações nos apartamentos que podem ter terraços, pé direitos duplos ou distintas varandas.
Os três primeiros andares de estacionamentos são acessados pela rua Prata, acima deles está o pilotis em dupla altura, principal pavimento de convívio e acesso principal pela rua Minas Novas e acima deste pilotis estão os 9 andares que contêm os apartamentos.
A topografia acidentada e a configuração do lote proporcionaram estes dois acessos em diferentes níveis elevando os pavimentos e promovendo boas vistas do entorno urbano onde os terraços e varandas se abrem para diferentes direções interiorizando a paisagem externa.
O resultado volumétrico vem da progressão compositiva que encaixa as diferentes habitações considerando as melhores visadas e orientações, do escalonamento gerador de terraços panorâmicos, da resposta à legislação que exige maiores afastamentos à medida que o prédio cresce em altura e da intensão de interagir de forma original com um mercado imobiliário conservador.
À medida que o edifício vai sendo ocupado os espaços internos de cada unidade são adaptados às necessidades próprias sugerindo que ato de morar, mesmo no edifício coletivo, é uma conquista individual que está proposta nos ritmos de andares, janelas e materiais projetados.